top of page

Holding Patrimonial: entenda como ela pode ser o início do melhor desempenho dos seus bens


Holding é um nome comercial que se dá para uma empresa que tem em seu patrimônio bens que ela passa a administrar. Ou seja, é uma forma de realizar gestão de bens, dos mais variados tipos.

Utilizar uma empresa para gestão de patrimônio é uma estratégia interessante sob diversos pontos de vista. É possível reduzir a carga de impostos sobre determinado bem ou atividade, preparar a sucessão entre ascendentes e descendentes, proteger o patrimônio familiar ou empresarial, entre outras estratégias sucessórias e fiscais.

Alguns chegam a falar em holding como forma de “blindagem patrimonial”. Isso se daria pelo fato da empresa (pessoa jurídica) ser diferente da pessoa física, fazendo com que o patrimônio de uma não responda por dívidas ou cobrança da outra. Entretanto, é importante destacar que existem formas de se tratar conjuntamente do patrimônio da holding e da pessoa física que é sua sócia, como a desconsideração da personalidade jurídica ou a penhora de quotas empresariais, por exemplo.

Mas, de maneira geral, as vantagens são muito maiores que os eventuais riscos que se pode enfrentar.

Na gestão de imóveis, por exemplo, é possível a redução do imposto de renda em até 12%, aproximadamente. É possível utilizar a holding para a gestão de ativos financeiros, como ações e aplicações financeiras. Também, ter a holding para criar maiores barreiras de proteção patrimonial, como uma holding sendo sócia de uma empresa. Até mesmo, de outra holding.

Muito se fala da utilização das holdings para fins sucessórios, de herança. Isso é conhecido como planejamento sucessório. Ter uma empresa gestora de patrimônio familiar pode ser uma alternativa saudável de solução de futuras discussões sobre herança, uma vez que foi feita visando a distribuição comum dos bens, normalmente, em comum acordo, quando o falecido ainda estava em vida.

A utilização das holdings é uma forma moderna de gestão patrimonial, em conformidade com a lei, que gera economia, melhores resultados financeiros e maior segurança nos negócios feitos.

Entre em contato para tomar conhecimento de como dar início ao melhor desempenho financeiro dos seus bens, de forma segura e mais rentável.



14 visualizações0 comentário

Comentarios


Post: Blog2_Post
bottom of page