top of page

Tributação na criação da Holding Patrimonial


Acumular riqueza não é o suficiente, é necessário gerir de maneira eficiente e que resulte em maiores resultados com seu patrimônio.


As holdings são uma forma de realizar gestão de bens, dos mais variados tipos e com diversas vantagens.


Essa é uma estratégia em conformidade com a lei e que permite às pessoas físicas a melhor gerir e obter resultados com seus bens. Ter uma holding pode garantir maior segurança na celebração dos negócios.


Mas, começar uma holding não é simples. É necessário se atentar a diversos aspectos do contrato social (“certidão de nascimento” da empresa), a escolha de regime fiscal e os impostos e taxas sobre os bens que vão incidir sobre os bens que integrarão o patrimônio da empresa.


Um exemplo é a alocação de imóveis no patrimônio da holding.


A depender da quantidade de imóveis, pois, é comum que as pessoas físicas que investem em patrimônio imobiliário tenham mais de um, às vezes, dezenas de imóveis, pode ser que o município respectivo venha a cobrar o ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis).


Afinal, como alegam os municípios, está-se a transferir a propriedade de uma pessoa (física) para outra pessoa (jurídica).


Contudo, existem estratégias para que a transferência de um imóvel da pessoa física para o patrimônio da holding não crie a obrigação de se pagar o ITBI. Uma delas é “alimentar” o patrimônio da holding com outros bens, móveis, de preferência, como dinheiro.

Isso serve para se evitar a cobrança do ITBI e, ainda, pode servir para diversificar as atividades da holding. Ou seja, não só se faria a gestão de imóveis, mas de aplicações financeiras com o dinheiro que integraria a empresa.


Assim, além de diversificar as atividades, o controle e proteção dos bens fica ainda maior.


Gerir o patrimônio de maneira eficiente é atuar de maneira a sempre obter resultados maiores com os bens que você possui. É agir de forma que sempre se ganhe mais com aquilo que se tem, visando acumular ainda mais resultados maiores e melhores. Por isso, procure uma consultoria jurídica especializada para criar sua holding!

Entre em contato para tomar conhecimento de como dar início ao melhor desempenho financeiro dos seus bens, de forma segura e mais rentável.


Marcelo Reviglio Bertoncini, advogado e Sócio Fundador do Knopik & Bertoncini Sociedade de Advogados

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page